O BULLYING NA ESCOLA:
COMO ALUNOS E PROFESSORES LIDAM COM ESTA VIOLENCIA?
EDJÔFRE COELHO DE OLIVEIRA
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
RESUMO: esta pesquisa teve como objeto de estudo a percepção de professores e alunos de
escolas públicas estaduais do município de São João do Piauí em relação ao bullying escolar
entre alunos do ensino médio. O tema bullying tem sido estudado largamente nos campos da
Educação, Psicologia e Direito, entre outros, referindo-se a atitudes hostis, agressivas e
mesmo violentas que sistematicamente ocorrem nas relações interpessoais em contextos
grupais. A pesquisa pretendeu contribuir com seus resultados para que estudantes e
profissionais dos campos da Educação e Psicopedagogia ampliem as reflexões sobre o tema e,
ainda, discutir possíveis intervenções que possam prevenir ou minimizar o efeito do bullying
escolar. Definiram-se como objetivos a serem alcançados analisar, no âmbito teórico, os
temas socialização, atitudes, crenças, preconceitos sociais, formação da personalidade moral,
bullying e educação moral e realizar pesquisa empírica sobre a percepção de professores e
posicionamento de alunos sobre o bullying escolar. Optou-se pela pesquisa metodológica
empírica de base qualitativa, utilizando a entrevista por questionários como instrumento para
coleta de relatos, que foram interpretados com base na técnica de análise de conteúdo em sua
dimensão qualitativa. Como resultado, verificou-se que o bullying está associado, em parte, a
preconceitos sociais, a dificuldades decorrentes da formação moral de personalidades ligadas
à fragilidade de modelos sociais encontrados no âmbito familiar e social. A pesquisa empírica
revelou que os professores que dela participaram conheciam o problema, sabiam identificá-lo
à luz dos parâmetros científicos e consideravam como causa a baixa autoestima das vítimas
ou até mesmo dos agressores, o aprendizado de modelos agressivos oriundos das próprias
famílias e o desejo do agressor de fortalecer o poder no âmbito grupal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário